Oito funcionários da Vale foram presos em investigação sobre “homicídio” em Brumadinho

Oito funcionários da Vale foram presos em investigação sobre “homicídio” em Brumadinho

Oito funcionários da mineradora Vale foram presos nesta Sexta-feira devido a “fundadas razões de autoria ou participação dos investigados na prática de centenas de crimes de homicídio qualificado”, após a tragédia de Brumadinho (MG), informou o Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Foram decretadas prisões temporárias, pelo prazo de 30 dias, de quatro gerentes da Vale, sendo dois deles executivos e outros quatro integrantes das respectivas equipas técnicas.

Conforme o Ministério Público, “todos estão directamente envolvidos na segurança e estabilidade” da barragem que colapsou a 25 de Janeiro e deixou centenas de mortos e desaparecidos.Crimes ambientais e de falsidade ideológica também estão a ser apurados, acrescentou o órgão, dizendo ainda que foram alvos de busca e apreensão, em São Paulo e Belo Horizonte, quatro funcionários (um director, um gerente e dois integrantes do corpo técnico) da auditora alemã TÜV SÜD.

Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na sede da Vale, no Rio de Janeiro. “Os documentos e provas apreendidos serão encaminhados ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais para análise. As medidas estão amparadas em elementos concretos colhidos até ao momento nas investigações”, afirmou o órgão público em nota. O ministério contou com apoio das Polícias Civil e Militar para a operação desta Sexta-feira.