MIREX do Uruguai chega hoje a Luanda

Com objectivo de reforçar os laços históricos de amizade e de cooperação entre Angola e o Uruguai, por via do diálogo permanente e concertação bilateral, o ministro das Relações Exteriores da República Oriental do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, chega a Luanda este Domingo (17), para uma visita de trabalho de três dias.

O programa de visita prevê um encontro de trabalho, em privado, agendado para Segunda-feira (18), com seu homólogo angolano, Manuel Augusto, segundo nota de imprensa do angolano Na Segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, e o Chefe da Diplomacia uruguaia vão co-presidir um encontro de trabalho entre as delegações ministeriais dos dois países, seguido da assinatura dos instrumentos jurídicos e do Comunicado Conjunto.

No segundo dia, esclarece a nota, realiza-se a abertura da primeira Sessão da Comissão Bilateral entre os dois países, seguido de intervenções do ministro do Comércio de Angola e co-presidente da Comissão Bilateral, Jofre Van-Dúnen Júnior, ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Licínio Contreiras, e do presidente do Conselho de Administração da Angola Cables, António Nunes. Durante os trabalhos, haverá ainda reuniões técnicas multissectoriais.

Acordos nos domínios da facilitação de vistos para homens de negócios, cooperação e assistência administrativa mútua aduaneira, do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação e um Memorando de Entendimento sobre cooperação entre o Instituto Superior de Relações Internacionais Venâncio de Moura e a Academia Diplomática do Uruguai serão alguns dos instrumentos a rubricados. Angola e o Uruguai estabeleceram relações diplomáticas a 26 de Março de 1988. Desde então, as relações bilaterais passaram por diferentes etapas da sua evolução e afirmação, quer no contexto político-diplomático quer no âmbito da cooperação Sul- Sul.