Equipa técnica trabalha na reposição do CfB, após acidente

Equipa técnica trabalha na reposição do CfB, após acidente

A informação foi avançada neste Sábado à imprensa pelo presidente do Conselho da Administração do CFB, Luís Lopes Teixeira, no termo da visita efectuada a localidade, em companhia do vice-governador provincial para o Sector Político, Económico e Social, Carlos Alberto Masseca. Explicou que os trabalhos do acidente, provocado por erro humano, consistem na remoção dos destroços dos comboios e alinhamento dos carris.

Esclareceu que a colisão entre o comboio cisterna de gás e o de carga diversa que seguiam no mesmo sentido, Luena-Cuito, causou danos materiais na linha férrea e nos vagões (vazios) das duas composições. O PCA do CFB disse que a sua empresa vai instaurar um inquérito profundo que incluirá entrevistas às tripulações das locomotivas, recurso aos dados dos dispositivos (caixas pretas) e do Centro de Comando e Circulação do Lobito, para se apurar as verdadeiras causas do desastre. Sem revelar a data da retomada dos serviços regulares dos comboios nessa via, o PCA garantiu que os trabalhos serão feitos rapidamente, para permitir a circulação de pessoas e bens no percurso Cuíto (Bié) – Luena (Moxico).

Para reforçar a precaução e segurança na via, prometeu apetrechar, a partir de Março, os Comboios do CFB, com equipamentos adicionais, adquiridos na África do Sul, com vista a prevenir acidentes deste género. A propósito, o gestor dos Caminhos de Ferro de Benguela pediu calma e paciência aos passageiros retidos nas estações do Huambo, Cuito e Luena, e desculpas pelos transtornos causados. O vice-governador do Moxico enalteceu a pronta resposta do CFB na realização dos trabalhos de restituição da via que, para além de passageiros, transporta combustível, gás butano, entre outras mercadorias para a região Leste do país e territórios vizinhos. Referiu que enquanto decorrem os trabalhos de alinhamento dos carris, o Governo provincial vai estudar com a Sonangol vias alternativas para a transportação dos seus produtos, com vista a evitar a ruptura de stocks na região.

Este é o primeiro caso de colisão entre comboios desde a reinauguração dos Caminhos de Ferro de Benguela, em Agosto de 2012. Com um percurso de 1.344 quilómetros de extensão, a partir da cidade portuária do Lobito, passando pelo interior do país, até ao Luau (Moxico), o CFB surgiu em Novembro de 1902, ligando Angola à RDCongo e Zâmbia. ANGOP