Escolha de Trump para embaixadora da ONU desiste do posto, diz departamento de estado

Escolha de Trump para embaixadora da ONU desiste do posto, diz departamento de estado

A escolhida pelo Presidente dos Estados Unidos para embaixadora das Nações Unidas, Heather Nauert, pediu para não ser considerada para o posto por motivos familiares, disse o Departamento de Estado no Sábado.

Nauert era porta-voz do Departamento de Estado quando Trump a escolheu para a posição na ONU, após ela ter trabalhado como apresentadora do canal de linha conservadora Fox News. Ela foi criticada pelos democratas pela sua falta de experiência diplomática. “Os últimos dois meses têm sido exaustivos para a minha família e, portanto, é pelo melhor interesse da minha família que eu retiro o meu nome da consideração”, disse Nauert em comunicado do Departamento de Estado.

O comunicado não especificou as dificuldades dela com a família, mas o jornal Washington Post afirmou que o marido de Nauert e seus filhos permaneceram em Nova York, enquanto ela trabalhava em Washington. Uma pessoa familiarizada com o assunto disse à Reuters que Nauert retirou o seu nome por ter uma babá que estava nos Estados Unidos de maneira legal, mas sem ter o visto de trabalho. Nauert não estava imediatamente disponível para comentar. A Casa Branca não tinha informações sobre quem pode ser o próximo na lista para o cargo na ONU. Trump havia anunciado a 7 de Dezembro que nomearia Nauert para a posição da ONU, substituindo Nikki Haley, que renunciou no final de 2018. Haley era ex-governadora da Carolina do Sul, também com pouca experiência em assuntos internacionais antes de assumir a posição de embaixadora.

A Casa Branca ainda não substituiu formalmente a nomeação de Nauert no Senado. Nauert juntou-se ao Departamento de Estado como portavoz em Abril de 2017, com três meses de administração Trump. Ela foi nomeada sub-secretária em exercício para diplomacia pública e assuntos públicos no início de 2018. O papel de embaixador dos EUA na ONU é uma posição internacional de alta visibilidade. Enquanto Nauert tem pouca experiência diplomática, outros países com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU são representados por embaixadores com décadas de trabalho em política externa. “Ela claramente não é qualificada para este trabalho, mas ultimamente parece que a qualificação mais importante é você aparecer na tela de televisão de Donald Trump”, disse o senador democrata Chris Murphy sobre Nauert à emissora CNN em Dezembro.

O embaixador dos EUA na Alemanha, Richard Grenell, anteriormente o porta-voz dos EUA que serviu por mais tempo nas Nações Unidas, está entre os possíveis nomes para substituir a nomeação de Nauert, disse à Reuters uma pessoa familiarizada com a questão. Grenell tem sido uma figura controversa na Alemanha. Em Junho de 2018 ele afirmou em entrevista ao canal de notícias de direita Breitbart News: “Eu quero absolutamente empoderar outros conservadores pela Europa”. A afirmação rendeu críticas de deputados alemães, de acordo com o jornal USA Today.