Líder da Igreja Bom Deus condenado por desobediência

Líder da Igreja Bom Deus condenado por desobediência

O advogado da referida confissão religiosa, Ambrósio Francisco, também foi condenado na mesma ocasião a 45 dias de prisão, convertidos na multa de 200 Kwanzas por dia e a taxa de justiça de 30 mil Kwanzas. Os dois foram acusados de terem cometido os crimes de desobediência e resistência às forças da autoridade. Foram ainda aconselhados a não voltar ao templo que está na base do conflito, construído em Luanda, mas cujo empreiteiro reclama o pagamento de mais de dois mil milhões de Kwanzas.

Segundo uma nota do Comando Provincial da Polícia Nacional, a desobediência surgiu na sequência do impedimento da inauguração do Templo Internacional da Igreja. A interdição de inaugurar o templo foi aplicada dia 15 deste mês, pelo Tribunal Provincial de Luanda, na sequência de uma acção interposta pelo empreiteiro da obra. Em causa está uma alegada dívida avaliada em AKZ 2 mil milhões, resultante da construção do templo, no Distrito Urbano da Sapú, município do Kilamba Kiaxi, Luanda. Construído num espaço de 20 mil metros quadrados, o templo tem capacidade para 18 mil fiéis. A Polícia acusa Simão Lutumba de ter retirado o selo que interditava o templo, no Sábado, e ter tentado forçar a inauguração no Domingo, acção frustrada pela corporação.

Na sequência, refere a Polícia, o líder religioso promoveu uma manifestação de quase oito horas, nas imediações da Direcção Nacional de Viação e Trânsito, Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, instalando um clima de desordem pública. Acompanhado de pelo menos dois mil fiéis, Simão Lutumba “barrou o trânsito automóvel”, situação resolvida com a sua detenção e a do seu advogado, após várias tentativas para os retirar do local da manifestação. Segundo a Polícia Nacional, tratou-se de uma “demonstração de desrespeito à autoridade do Estado”. A Igreja Bom Deus é reconhecida pelo Estado Angolano.