16 Estados contra emergência declarada por Trump para construir muro

16 Estados contra emergência declarada por Trump para construir muro

A queixa, apresentada num tribunal federal na Califórnia, alega que a ordem do Presidente viola duas disposições constitucionais: uma que define os procedimentos legislativos e outra que dá ao Congresso a última palavra em matéria de financiamento público.

“O Presidente Trump trata o Estado de Direito com total desprezo”, disse o procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, segundo uma declaração divulgada na Segunda-feira. “Ele sabe que não há crise na fronteira, sabe que a sua declaração de emergência é injustificada”, frisou. Ao procurador-geral da Califórnia juntaram-se os do Colorado, Connecticut, Delaware, Havai, Illinois, Maine, Maryland, Michigan, Minnesota, Nevada, Nova Jersey, Novo México, Nova Iorque, Oregon e Virgínia.

Na passada Sexta-feira, Donald Trump declarou estado de emergência nacional, para conseguir financiar a construção do muro na fronteira mexicana. A Oposição democrata prometeu imediatamente lutar nos tribunais contra a medida. O Presidente afirmou então que já esperava desafios legais sobre a declaração de estado de emergência, afirmando estar convencido de que os vencerá: “Infelizmente, seremos processados, (…) mas felizmente, venceremos”, disse naquele dia aos jornalistas.