Indonésia é candidata a organizar Jogos Olímpicos de 2032

A Indonésia, que organizou no Verão de 2018 os Jogos Asiáticos, é candidata a organizar os Jogos Olímpicos de 2032, anunciou ontem o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país.

Segundo o ministério, o embaixador da Indonésia na Suíça, Muliaman Hadad, entregou na última semana no Comité Olímpico Internacional (COI), em Lausana, a candidatura assinada pelo presidente indonésio, Joko Widodo. “É um bom momento para mostrar aquilo de que a Indonésia é capaz, como grande país”, disse Muliaman Hadad. No último ano, na cerimónia de encerramento dos Jogos Asiáticos, o presidente indonésio já tinha demonstrado interesse nos Jogos Olímpicos, face ao êxito alcançado nos Jogos Asiáticos, o segundo maior evento desportivo mundial.

Na corrida à organização dos Jogos de 2032 estão também as duas Coreias, como uma candidatura conjunta, e a Índia também demonstrou interesse, numa escolha que não será anunciada antes de 2025. Japão, Coreia do Sul e China são os únicos países asiáticos que já organizaram os Jogos Olímpicos. A próxima edição regressa a Tóquio, em 2020, seguindo-se edições em Paris, em 2024, e em Los Angeles, em 2028.