Independentes podem anunciar “ruptura” com a CASA-CE

Independentes podem anunciar “ruptura” com a CASA-CE

Com “divórcio” quase consumado com os partidos políticos que constituem esta coligação, Os Independentes da CASA-CE realizam a sua I Reunião Magna nesta Sexta-feira, 22, no município de Talatona, a Sul de Luanda. A ser presidida por Abel Chivukuvuku, a reunião vai “avaliar o passado, o presente e os desafios futuros dos Independentes”, no âmbito nacional, dentro e fora da CASA-CE. Entretanto, fonte familiarizada com o assunto avançou ontem, a OPAÍS, que durante o encontro poderá ser “oficializada” a ruptura entre os partidos e os Independentes, devido às divergências internas decorrentes do acórdão nº 497/2018, processo nº 643-A, do Tribunal Constitucional(TC).

Os partidos que formam a CASA- CE interpuseram um processo resultante da interpretação de poderes em relação à organização e funcionamento da coligação, o papel e as competências do ex-presidente do Conselho Presidencial, Abel Chivukuvuku. O Plenário do Tribunal Constitucional esclareceu que o presidente da CASA-CE não é líder dos partidos coligados, mas sim, apenas, um “simples” coordenador da plataforma, segundo os métodos adoptados pelos partidos políticos. Esta sentença colocou-o em posição de desvantagem em relação aos seus principais colaboradores em termos de hierarquia, e não foi bem recebida por si, daí a coligação ter mergulhado numa crise de liderança.

Tentativas infrutíferas

Após várias tentativas de aproximação entre os líderes dos partidos e o então presidente do Conselho Presidencial, mas sem sucesso, os Independentes, liderados por este último, podem anunciar o seu fim na coligação nesta Sexta-feira, 22. Segundo a fonte, em vista está a criação de um partido político pelos Independentes, mas distante do “PODEMOS-JA”. Sem avançar muitos pormenores, a fonte disse que as condições para a legalização deste partido estão já em fase adiantada, e nos próximos dias poderá ser anunciada a sua comissão instaladora. Informou que esta futura força política, ainda embrionária, conta com o apoio de todos os ex-secretários provinciais da CASACE, indicados pelo antigo líder desta coligação, mas exonerados recentemente pela nova direcção, liderada interinamente pelo vice-presidente Manuel Fernandes. A CASA-CE é uma coligação eleitoral de partidos políticos fundada por Abel Chivukuvuku e está representada na Assembleia Nacional com 16 deputados, saídos das eleições gerais de Agosto de 2017.