Seiscentos milhões de dólares foram concedidos pela Agência Japonesa de Credito à exportação e bancos privados para a construção do novo terminal de contentores do Porto Comercial do Namibe e reabilitação do Porto Mineiro do Saco- mar nesta província. O projecto, apresentado ontem às entidades governamentais, empresários e à sociedade civil, vai gerar mil e 500 novos postos de trabalho, num período de três anos, e será executado pelo consórcio Toyota Tsusho Corporation e pela empresa Japonesa “ TOA Corporation.
No acto de apresentação feito pelo presidente do Conselho de Administração da Toyota Corporation em Angola, Nuno Borges, salientou que as obras iniciarão em Setembro deste ano, com a expansão do novo terminal de contentores do porto comercial, financiado em USD 400 milhões para a construção de 288 metros de cais, enquanto os outros 200 milhões de USD estão destinados à recuperação da ponte cais para a exploração de minério do Saco-mar, num período de execução de 32 meses. Disse que o porto mineraleiro, após a sua conclusão, poderá exportar minério de ferro de Kassinga, província da Huíla, gerar receitas de exportação, promover emprego, quer no porto quer nas minas e desenvolvimento dos recursos minerais, sendo um dos planos mais importantes do governo angolano.
Nesta empreitada, vão ser executados, no porto mineiro do Saco- mar, trabalhos marítimos, construção de nova ponte cais e suas infra-estruturas, área on shore e outros edifícios. O PCA da Toyota realçou que “o terminal de contentores será considerado como um porto estratégico para o desenvolvimento da região Sul do país, que integra as províncias do Namibe, da Huila, do Cunene, assim como o Cuando-Cubango, onde serão desenvolvidos importantes projectos com destaque para os sectores da agricultura, agro-indústria, minério, madeira, petróleo e turismo”, citou. A seu ver, este será um empreendimento de porta de saída para países encravados como a Zâmbia, Botswana e parte da Namíbia, este último ligado ao Namibe pelo mar. O gestor referiu igualmente que o futuro Porto Comercial será uma infra-estrutura económica de transbordo para outros portos da região, sublinhando que o projecto do Ministério dos Transportes está destacado como programa no âmbito da formação, modernização e revitalização do sector marítimo e portuário de Angola.