Tricolores e aviadores afinam estratégias

Tricolores e aviadores afinam estratégias

POR: Kiameso Pedro

Os petrolíferos e os aviadores medem forças amanhã, em desafio a disputar- se no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a contar para o encerramento da terceira volta do Unitelbasket. Esta partida estava inicialmente prevista para ontem, mas não se realizou pelo facto de os tricolores terem desembarcado no país, concretamente no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, na tarde de Quarta-feira, de acordo com a Federação Angolana de Basquetebol (FAB). Ambas as formações têm vindo a atravessar momentos distintos na competição doméstica da bola ao cesto.

Os aviadores, apesar das dificuldades de índole financeira por que têm passado, vão colocar as “malambas” de lado, por forma a entrarem para a quadra de jogo com o objectivo de contrariar o ímpeto ofensivo da equipa sob a orientação do camaronês Lazare Adingono. Para já, os tricolores partem como favoritos, aliás, conseguiram a qualificação para a Elite oito do basquetebol africano. Estão embalados depois da prestação vincada na Liga dos Campeões de África em basquetebol que decorreu em Madagáscar.

Face aos entraves que o ASA tem evidenciado na competição, o Petro que terá como titulares Olímpio Cipriano, Leonel Paulo, bem como Joaquim Pedro, saberá como vergar o adversário. Mas, terá de justificar este favoritismo dentro da quadra de jogo. O ASA tem demonstrado que num dia de grande inspiração pode surpreender independentemente do poderio do opositor. Com estes indicadores, espera-se por uma boa partida de basquetebol no Arena do Kialmba mais logo à noite. Na ronda transacta, o ASA impôs- se ao Interclube, ao triunfar por 103-99.

O Petro Atlético folgou nesta ronda por imperativo de calendário, ou seja, por estar engajado na fase de grupos da Afro League. Hoje, as duas equipas realizam várias sessões de treino com alguma dose de exigência, em função do grau de dificuldade que se antevê para o jogo de amanhã. A liderança do Campeonato Nacional é partilhada pelo Petro de Luanda e 1º de Agosto, com 42 pontos cada. O ASA figura na 4ª posição com 37 pontos.