Carta do leitor: Mais acções à seca no Sul de Angola…

Carta do leitor: Mais acções à seca no Sul de Angola…

Caro director do jornal OpAÍS, desejo-lhe uma óptima Terça-feira e votos contínuos de um bom jornalismo. escrevo a partir do Cunene, onde estou a terminar o ensino Médio num colégio provado. Todos os anos se fala da seca no sul de Angola.

Até aqui é um facto e nada contra. Mas, o que me espanta é a forma como as autoridades locais tratam o assunto, uma vez que há muita população a sofrer com as consequências deste fenómeno.

O gado, cuja pastorícia é tradicional também leva por tabela, no entanto morrem por falta de condições.

A seca, com planos preventivos bem traçados pelo executivo local e geral, bem como com as Organizações Não governamentais, pode ser colmatada. Todos os anos, insisto, o problema é o mesmo e as DANIel MIguel autoridades respondem sempre que o problema deste fenómeno é preocupante. penso que é necessário fazerse um estudo das zonas mais críticas e, consequentemente, atacar-se. Na era colonial, os povos do Cunene, Huíla, Namibe e outras províncias sabiam como lidar com a seca. penso que há inclusive uma lição de um dos manuais antigos cujo título era:

A seca. Naquele texto, o autor já explicava como é que os povos do Sul de Angola, meu país, criavam condições para se “defenderem” daquele fenómeno. É verdade que os tempos são outros, mas há experiências que podem ser adaptadas ao contexto, logo, até podem ser positivas. por isso, espero que nos próximos tempos haja mais acções do que palavras dos dirigentes que só voam sem nada em concreto. Zinga C. Ngunza