Falta de acordo sobre sanções ditou fracasso da cimeira

Falta de acordo sobre sanções ditou fracasso da cimeira

Por: José Carlos Matias,
Plataformamedia.com em Hanói

No entanto, o presidente norte-americano procurou desdramatizar a ausência de um acordo nesta fase, salientando que a relação amistosa entre as duas delegações não saiu beliscada.

Na conferência de imprensa que teve lugar à hora em que estava prevista a cerimónia de assinatura do acordo – entretanto cancelada – Trump disse que a Coreia do Norte queria o levantamento total das sanções em avançar com um nível e desnuclearização aceitável por Washington. Perante esse cenário “ não podíamos retirar a totalidade das sanções”.

O presidente dos Estados Unidos afirmou que podia ter assinado o acordo hoje – “os documentos estavam preparados” – mas dir-se-ia que seria um “acordo mau”. “Prefiro fazer as coisas bem que depressa”, concluiu. Trump e o seu secretário de Estado, Mike Pompeo, quiseram sublinhar que, apesar de tudo, um acordo está mais perto de se tornar realidade que há dois dias.

“Há um compromisso de ambas as partes de continuação do diálogo”, garantiu Pompeo. O presidente norteamericano acrescentou que Kim garantiu que, independentemente de não haver acordo assinado hoje, Pyongyang não iria realizar novos testes nucleares.

Cimeira termina mais cedo sem acordo

José Carlos Matias, Plataformamedia.com em Hanói A cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un chegou ao fim sem que se tenha chegado a um acordo contrariamente ao que estava previsto.

A Casa Branca confirmou a ausência de acordo, mas salientou num comunicado que as conversações decorreram de “forma construtiva”, adiantando que as equipas negociais das duas partes vao procurar dar seguimento aos encontros desta manhã.

O dia começou com mais sorrisos e elogios mútuos. E com um tom optimista face aos resultados da cimeira. Mas pela hora de almoço aqui, os planos mudaram. Após três horas de negociações, Trump e Kim tinham marcado um almoço de trabalho que seria seguido por uma cerimónia de assinatura de um acordo.

Mas quer o almoço quer a assinatura do acordo foram cancelados. E a conferência de imprensa de Donald Trump foi antecipada em duas horas. As atenções centram-se agora no hotel JW Marriot onde está prestes a ter início o encontro do presidente norte-americano com jornalistas ansioso por saber afinal o que correu mal esta manhã.