Grupos carnavalescos afinam “máquina” para competição a partir deste Sábado

Grupos carnavalescos afinam “máquina” para competição a partir deste Sábado

Itens como a Dança, a Canção, a Corte, o Painel, o Comandante, a Alegoria e a falange de apoio deverão ser mostrados ao público sob o olhar atento do corpo de jurado que deverá avaliar os melhores para os lugares cimeiros. Deste modo, os grupos carnavalescos prestarão uma melhor atenção à coreografia quanto a dança, o detalhe na letra e na mensagem no que diz respeito à canção. A bandeira e a harmonia nas cores devem ser tidas em conta ao que se refere ao painel.

O desempenho do comandante quanto à sua liderança, o entrosamento harmonioso com os demais membros do grupo é outro aspecto que sempre salta à vista dos membros do corpo de jurado, num espaço de tempo não superior a 25 minutos. De igual modo, a massa de apoio ou simplesmente a falange, neste quesito o júri avalia o posicionamento ordeiro bem como o número de apoiantes da agremiação que desfila, sendo esta a última a passar pela pista. Em Luanda, os viveiros dos vários grupos ou também chamados os “cassules”, serão os primeiros a entrar em cena neste Sábado, na pista da Marginal da Praia do Bispo, numa extensão de 300 metros de comprimentos e 20 de largura.

Classe C

Assim, o sorteio deste ano ditou o desfile pela seguinte ordem: Kassules Juventude do Kilamba Kiaxi, Kassules Café de Angola, Viveiros do Njinga Mbande, Kassules do Twafundumuka, Kassules Sagrada Esperança, Kassules Fogo Negro. Seguem ainda Kassules Jovens da Cacimba, Kassules 10 de Dezembro, Kassules Amazonas do Prenda, Kassules 54, Kassules Petrolíferos, Kassules Mundo da Ilha e Kassules Admiradores de Hoji ya Henda.

Classe B

Na classe B por ordem decrescente desfilam os grupos União Kazukuta do Sambizanga, União Café de Angola, União 28 de Agosto, União 17 de Setembro, União Domant, União Amazonas do Prenda, União Kwanza, Unidos do Kilamba Kiaxi e União Angola Independente.

Classe A

Já o desfile central a acontecer um dia antes do anúncio dos resultados, isto é, a 5 de Março, as agremiações entram em cena com União Etu Mudieto, União Juventude do Kapalanga, União Njinga Mbande, União Geração Sagrada, União Kiela. Seguem-se o União 54, União Recreativo Kilamba, União Twabixila, União Sagrada Esperança, União Twafundumuka, União Giza, União Mundo da Ilha, União Kabocomeu, União Nova Geração do Mar, União 10 de Dezembro, União Jovens da Cacimba e União Jovens do Mukuaxi.

Danças

O semba é o estilo de dança que mais predomina no Carnaval de Luanda e nesta edição não será diferente. Entretanto, o portfólio dos grupos apresenta outras performances com realce para a Dizanda, a Kazukuta, a Cabecinha e a Kabetula. De salientar que a edição do 2018 do Carnaval de Luanda foi ganha pelos Cassules Jovens da Cacimba na classe C, já o União Povo da Samba venceu na classe B, ao passo que o União Recreativo Kilamba na classe A, obteve o primeiro lugar sob o comando de “Poly Rocha”.