Inscritos 13 grupos de adultos no carnaval do Cuanza-Norte

Treze grupos da classe de adultos estão inscritos para desfilarem no Carnaval provincial do Cuanza-Norte, a decorrer dia 5 deste mês, na cidade de Ndalatando, cujo vencedor do entrudo vai ser premiado com 400 mil Kwanzas

A informação foi avançada ontem, em Ndalatando, pelo chefe de Departamento Provincial da Cultura do Cuanza-Norte, Rosa Carlos, tendo referido que os 13 grupos concorrentes são oriundos dos municípios do Cazengo, Cambambe, Lucala, Golungo-Alto e Samba-Cajú. Fez saber que está já garantido o dinheiro para os prémios dos três primeiros classificados, assim como para melhor rainha, comandante, canção, alegoria, entre outras categorias.

Apesar de estar satisfeito com o número de grupos que vão participar no desfile provincial, Rosa Carlos lamentou a desistência da agremiação dos “Associados da Camundai”, por questões organizativas, colectividade fundada na década de 1970. Disse que o grupo “Associados de Camundai” é um dos mais antigos, com maior número de troféus e que tem preservado a tradição local, com a particularidade de exibir-se com trajes elaborados a base de fibras retiradas do caule da árvore do imbondeiro.

Manifestou o seu descontentamento pela fraca participação do empresariado local no apoio ao carnaval, deixando todas as despesas de apoio aos grupos e à organização do evento para o Governo Provincial do Cuanza-Norte. Deu a conhecer que na classe infantil, no município do Cazengo, estão inscritos nove agremiações que saem às ruas de Ndalatando hoje, enquanto na municipalidade de Cambambe vão desfilar no Domingo (3) cinco grupos, além de dois blocos de animação, que deverão reunir cerca de 700 foliões.

leave a reply

error: Conteúdo Protegido!