Lula pede permissão para deixar a prisão após morte do neto em São Paulo

Lula pede permissão para deixar a prisão após morte do neto em São Paulo

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu à Justiça para que ele deixe a prisão e possa comparecer ao funeral do seu neto de sete anos, que morreu no ABC paulista nesta Sexta-feira.

Segundo a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, o neto de Lula, Lula da Silva Araújo Arthur, morreu por causa de meningite no hospital Rede D’Or São Luiz em Santo André, na Grande São Paulo. Arthur é filho de Sando Luís Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente. “Faremos todo o possível para que você possa ver”, escreveu Hoffmann no Twitter. O porta-voz de Lula, José Chrispiniano, informou à Agência Associated Press que não sabe onde ou quando o funeral de Arthur será realizado. Não se sabe se o pedido de Lula será aceite, embora a maioria dos presos tenha permissão de acordo com as leis brasileiras.

No entanto, em 29 de Janeiro, Lula não recebeu permissão para assistir ao funeral do seu irmão Genival Inácio da Silva, em São Bernardo do Campo, também na região metropolitana de São Paulo. Naquela ocasião, a juíza Carolina Lebbos decidiu perguntar à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba se Lula deveria poder viajar. A PF disse na época que havia A África do Sul tem das minas mais profundas do mundo preocupações com a segurança se o ex-presidente deixasse a cidade de Curitiba para assistir às cerimónias em São Paulo, a 400 Km de distância e Lebbos concordou.

O chefe da PF é o ex-juiz Sergio Moro, que sentenciou Lula à prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Moro é actualmente o ministro da Justiça do Brasil sob o governo do ex-capitão do Exército, Jair Bolsonaro. Horas antes da decisão de Lebbos, defensores do ex-presidente apelaram para um juiz de escalão superior que também condenou Lula à prisão. O juiz Leandro Paulsen ratificou a sentença e proibiu Lula de sair. Os advogados de Lula apelaram para a Suprema Corte do Brasil. O juiz responsável, ministro Dias Toffoli, emitiu outra decisão e permitiu que o ex-presidente se reunisse com os seus parentes, mas Lula disse preferir não comparecer. De 73 anos, Lula diz que ele é politicamente perseguido. Ele está preso desde o dia 7 de Abril de 2018.