Bernardino Neto – “A relação entre Angola e Portugal era de hipocrisia”

Bernardino Neto – “A relação entre Angola e Portugal era de hipocrisia”

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, começa a partir de Terça-feira (5) uma visita a Angola que se prolongará até Sábado. Em menos de seis meses realizam-se três visitas de alto nível entre Angola e Portugadesignadamente, a visita do primeiro-ministro, António Costa, a Angola, em Setembro do ano passado; a do Presidente angolano, João Lourenço, a Portugal, em Novembro e, nesta semana, a do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa a Angola, pela segunda vez, desde que João Lourenço foi eleito Presidente da República.

Em declarações a OPaís, o especialista em Relações Internacionais, Bernardino Neto, afirmou que, até antes da Presidência de João Lourenço, as relações entre Angola e Portugal eram caracterizadas na base da “hipocrisia” tanto ao nível político e económico, quanto no tratamento dos emigrantes angolanos em Portugal.

Todavia, referiu que este cenário se está a reconstruir agora, sendo que o primeiro elemento que se está a buscar nesta relação é a “confiança”. “Esta confiança está a trazer vantagens reciprocas, pelo menos do ponto de vista da concertação político-diplomática nos dois sentidos, beneficiando Portugal e Angola”, disse.

Para Bernardino Neto, o segredo para esta nova fase nas relações entre Angola e Portugal está no perfil dos líderes de ambos os países. “De um lado encontra uma Presidência aberta da dimensão de João Lourenço e do outro lado, de Portugal, também encontra outra Presidência aberta de Marcelo Rebelo de Sousa”, disse.

O especialista caracterizou o Presidente de Portugal como sendo um homem intelectual da Europa, dos mais modernos do século XXI, que é aberto ao diálogo e que “com ele nada é impossível”. Todavia, apesar de os laços de confiança estarem relançados, o especialista referiu ser necessário prestar atenção aos acordos que estão a ser estabelecidos entre os dois países.

“Precisamos de olhar em termos líquidos qual é a capacidade de investimento de Portugal para Angola; qual é o dinheiro mobilizado a partir de Portugal que chega a Angola e que, do ponto de vista líquido, é capaz de transformar as nossas empresas e participar na diversificação da Economia, questionou.

Bernardino Neto disse entender que Portugal tem “uma mão” para apoiar Angola no processo de desenvolvimento, mas referiu ser necessário ter em atenção que alguma verba que aparenta vir de Portugal de ajuda ao desenvolvimento de Angola é na verdade disponibilizada pela União Europeia.

Esta é a segunda vez que Marcelo Rebelo de Sousa visita Angola, depois de ter estado na tomada de posse do chefe de Estado angolano em Setembro de 2017. Da agenda destaca-se o encontro entre o Presidente de Portugal e o Presidente de Angola, João Lourenço, na próxima Quarta-feira (6), bem como o discurso na Assembleia Nacional no mesmo dia.

Marcelo Rebelo de Sousa deverá igualmente deslocar-se às províncias de Benguela (no dia 7) e da Huíla (no dia 8).