Membros da UNESCO em Angola reúnem para reforçar parceria

Membros da UNESCO em Angola reúnem para reforçar parceria

O Secretariado Permanente da Comissão Nacional para a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), realizará no próximo dia 21 do corrente mês um seminário para a sensibilização e reforço da rede dos parceiros da Comissão Nacional designada “CNU”.

de acordo com uma nota de imprensa a que oPAÍS teve acesso, ontem em Luanda, o encontro visa sensibilizar os parceiros da referida organização sobre os programas que têm sido implementados, bem como divulgá-lo aos demais órgãos sociais, tendo em vista as celebrações das efemérides relacionadas com o dia Mundial da Árvore e o dia internacional da Poesia que se avizinham. Sustentada pelos princípios estabelecidos no Acto Constitutivo da UNEESCO, centra-se no quarto pilar da educação- “Aprender a viver juntos” tais como definido nos termos do relatório de Jacques delors, de 1996.

Em Angola, o Cnu foi estabelecido em 1980 e a sua actuação tem-se cingido na proliferação criação de uma Rede nacional de Escolas Associadas a UNESCO. nesta senda, importa realçar que já estão cadastradas 14 escolas ao passo que outras 10 encontram-se em fase de reconhecimento. A Rede de Escolas Associadas da UNESCO foi criada em 1953, por ocasião da 20ª Sessão da Conferência Geral. Actualmente, conta com mais de 10 mil estabelecimentos de ensino associados espalhados na maioria dos seus Estados-membros.