Angola campeã africana carimba passe para o Mundial

Angola campeã africana  carimba passe para o Mundial

Por: Kiameso Pedro

A Selecção Nacional sénior masculina de hóquei em patins sagrou-se ontem campeã africana e apurou-se para o Mundial de Espanha, a realizar-se em Julho próximo, após vencer Moçambique, por 5-3, naquele que foi o encontro que encerrou a prova, que Luanda acolheu de 8 a 10 deste mês, no Pavilhão Multiusos do Kilamba. Anderson da Silva “Nery”, Humberto Mendes “Big”, André Centeno, Martin Payero e João Pinto “Mustang” foram os marcadores de serviço do combinado angolano.

Nas hostes da equipa moçambicana, Filipe Vaz, Mário Rodrigues “Marinho” e Bruno Pinto apontaram os tentos de honra. Ao intervalo, o cinco treinado por Fernando Fallé já vencia por duas bolas a uma, com golos de Anderson da Silva “Nery” e Humberto Mendes “Big”. Foi um desafi o bastante renhido. Ambas as formações entraram para a quadra de jogo com o principal propósito de vencer, mas foi a selecção angolana que mais chegava ao último terço do adversário.

A agremiação do Índico, por força do pouco andamento que tem nas provas de cariz internacional, distante da selecção angolana que soma mais de dez presenças em campeonatos do mundo, não teve arcaboiço para contrariar os intentos de Angola, que desde o início da par
tida ‘empurrou’ o adversário para as tarefas defensivas.

No fi nal da partida, o técnico português Fernando Fallé mostrou-se satisfeito pelo facto de Angola se ter qualifi cado para a elite oito do hóquei mundial, reconhecendo que foi um desafi o bastante disputado e difícil, a julgar pela dimensão de ambas as selecções. Já o vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem, Pedro Azevedo “Chipita”, fez balanço positivo da prova.