Ciclo formativo 2019 abre com 150 especialidades

Ciclo formativo 2019 abre com 150 especialidades

Está previsto para amanhã a abertura do ciclo formativo nacional 2019 com um total de 150 cursos profissionais nas mais diversas especialidades básicas, técnica e tecnológica.

De acordo com o director geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, para o presente ano formativo estão disponíveis 700 centros de formação profissionais, dos quais 143 são públicos tutelados pelo INEFOP. O responsável fez saber que estas instituições vão albergar e formar jovens e adolescentes de todo o país nas mais diversas actividades tecno-profissionais, desde mecânica, carpintaria, electricidade, informática, serralharia e outras especialidades. Segundo ainda Manuel Mbangui, na sequência da abertura do Ciclo formativo, está prevista a abertura e a inauguração do centro integrado de emprego e formação profissional da província do Moxico.

Por outro lado, o director do INEFOP assegurou que os centros públicos de formação profissional do país começam a ser reequipados e modernizados a partir deste ano no quadro da nova dinâmica formativa que se pretende dar a essas instituições. “Estamos preparados e as condições estão criadas para termos um bom ciclo formativo, sempre com o objectivo de formar jovens que darão um enorme contributo ao país nas mais diversas áreas do saber”, atestou. De referir que, em 2018, os centros formaram perto de 48 mil cidadãos em diversas áreas.