IDA reforça competências profissionais de novos técnicos

IDA reforça competências profissionais de novos técnicos

Vinte e sete novos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) na província do Huambo, admitidos em Janeiro, começaram a frequentar desde ontem, Segunda-feira, uma acção de capacitação sobre metodologias e técnicas de facilitação e gestão das escolas de campo.

Com término previsto para Quarta-feira, a formação é de iniciativa do gabinete local da Agricultura e Florestas, inserido no II programa do Projecto de Agricultura Familiar Orientado para o Mercado (MOSAP), co-financiado pelo Banco Mundial.

Os novos técnicos vão reforçar as suas competências em técnicas de comunicação e acompanhamento aos campos, preparo de terras para o cultivo, identificação de doenças e colheita. Pretende-se, ao longo da formação, que os 27 técnicos recém- admitidos pelo IDA reflictam sobre o comportamento profissional, enquanto líderes de processos que exigem o engajamento e participação de adultos, com enfoque para a participação das escolas de campo, associações e empresas agrícolas familiares.

Na abertura da formação, o director do gabinete da Agricultura e Florestas, Abrantes Carlos, disse esperar que os novos técnicos aprendam o máximo as matérias, cuja aplicação prática deverá concorrer para o aumento da produtividade. Após a formação, disse, os 27 técnicos serão distribuídos em igual número de comunas, devendo assistir tecnicamente 273 escolas de campo, onde os camponeses locais aprendem técnicas novas de produção, para aumento da sua renda.