Bolsa de Valores movimenta mais de Kz 90 mil milhões em Fevereiro

Bolsa de Valores movimenta mais de Kz 90 mil milhões em Fevereiro

O montante em observação no mês mais curto do ano, quase duplicou o resultado do mês anterior, reflectindo um aumento na ordem dos 76% e, em comparação a igual período do ano passado. aponta para um crescimento de 86%. O aumento é explicado pelo crescimento do mercado secundário e reforça os sinais de confiança que os investidores depositam neste segmento de bolsa, ao mesmo tempo que capitaliza o aumento da oferta de títulos, registada garaças ao fruto do processo de regularização de atrasados levado a cabo pelo Executivo. Quanto ao modelo de negociação, os investidores privilegiaram o modelo da melhor oferta, ao movimentarem 75% do montante em causa (cerca de 68 mil milhões de Kwanzas) por via da plataforma multi-lateral, cabendo os restantes 25% a negociações bilaterais.

O montante negociado pelos membros do mercado em Fevereiro, calculado pelo método de double counted (somatório das compras e das vendas), atingiu os 180,9 mil milhões, dos quais 84% couberam aos agentes Standard Bank Angola, Banco de Fomento Angola e Banco Millenium Atlântico. Os registos da BODIVA apontam para a realização de 336 negócios distribuídos por todos os membros. Com 22 negócios realizados, o Standard Bank Angola foi o responsável por 41% das compras e vendas efectuadas em Fevereiro. O Banco de Fomento Angola tem sido o membro mais activo, em termos de montante transaccionado nos últimos anos.

Esta não é a primeira vez que o facto acontece: em 2018, o Standard foi o maior negociador por duas ocasiões, Abril e Novembro, porém, nos demais meses o BFA liderou o ranking das negociações. Por sua vez, o Banco de Fomento realizou em Fevereiro 149 negócios, tendo movimentado 44,8 mil milhões de Kwanzas, isto é, 25% do montante resultante das compras e vendas dos títulos. Em termos de montante certamente não liderou, mas o volume de transacções foi o maior, representando 44% das operações. Por seu turno, o Banco Atlântico foi responsável por 18% do montante movimentado, que corresponde a cerca de 33,2 mil milhões de Kwanzas e é o terceiro membro mais activo no que diz respeito ao montante. No período em análise realizou apenas 23 negócios, ficando assim em quarto lugar no ranking de negócios realizados.

Sobre a BODIVA

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola, Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, tem como missão promover o desenvolvimento do Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados, contribuindo para o financiamento sustentado da economia nacional.