Cidade do Lubango acolhe em Junho concurso Miss Angola 2019

Cidade do Lubango acolhe em Junho concurso Miss Angola 2019

Treze anos depois, o maior concurso de beleza feminina do país realiza-se fora de Luanda, com a cidade do Lubango, província da Huíla, a albergar o evento, em Junho próximo. A informação foi prestada pela directora-adjunta do Comité Miss Angola, Karina Almeida, no final de uma audiência com o governador da província da Huíla, Luís Nunes.

A realização do concurso na cidade do Lubango, que este ano terá como tema “Belezas Naturais da Huíla”, segundo Karina Almeida, deve-se à diversidade cultural e às potencialidades turísticas que o interior dispõe e que precisam de notoriedade. Referiu que a escolha da província da Huíla deveu-se também ao facto de reunir as condições necessárias para o evento, o que passa por condições de acomodação, clima e local espaçoso para a realiza do concurso.

Para o êxito do certame, a responsável solicitou o apoio da classe empresarial local e não só, por se tratar de um evento com elevados custos de produção. O concurso, realizado desde 1998, recebe candidatas oriundas das 18 províncias do país e algumas da diáspora. A primeira vencedora do concurso foi Emília Guardado, candidata da província de Benguela. Actualmente a coroa pertence a Ana Liliana Avião, da província de Luanda. A primeira e única angolana que ostentou a coroa de Miss Universo foi Leila Lopes, em 2011. Em termos estatísticos, as províncias com maior número de vencedoras são Luanda, com cinco, e Benguela e Cabinda com quatro cada.