Mais de 370 mil mortos na Síria desde o início da guerra em 2011

Mais de 370 mil mortos na Síria desde o início da guerra em 2011

Mais de 370 mil pessoas morreram desde o início da guerra na Síria, que entrou ontem no nono ano, indicou a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Entre as vítimas, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que tem sede em Londres e conta com uma vasta rede de fontes médicas e militares em toda a Síria, contou-se 112.623 civis, dos quais mais de 21 mil são crianças e 13 mil mulheres. Desencadeado com a repressão violenta pelo regime de manifestações pró-democracia, o conflito na Síria transformou-se, ao longo dos anos, numa guerra complexa, que implica grupos rebeldes, movimentos fundamentalistas islâmicos e potências estrangeiras num território cada vez mais fragmentado.

Cerca de 125 mil soldados sírios e membros de milícias aliadas morreram até agora, de acordo com o novo balanço do OSDH. Também 67 mil combatentes de outras forças, nomeadamente rebeldes e curdos, foram mortos. Perto de 66 mil homens, nomeadamente do grupo extremista Estado Islâmico (EI) e do Hayat Tahrir al-Cham (HTS), antigo ramo da rede terrorista Al-Qaida na Síria, foram mortos, indicou a ONG.

O conflito desalojou ou obrigou ao exílio milhões de sírios, enquanto várias ONG continuam a denunciar violações dos direitos humanos perpetradas pelo regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, que acusam de efectuar ataques químicos, torturas e detenções arbitárias. Al-Assad negou que o Governo possua armas químicas. O último balanço do OSDH, datado de Setembro, registava já mais de 360 mil mortos.