Chuva em Benguela faz 16 mortos

Chuva em Benguela faz 16 mortos

Dezasseis pessoas morreram em consequência da forte chuva que caiu na província de Benguela durante a noite de Domingo. Entre as vitimas, segundos dados provisórios das autoridades locais, destacam-se 4 crianças que morreram na sequência do forte temporal que se abateu sobre aquela parcela do Litoral Sul do país. Para além das vítimas mortais, a chuva causou ainda o ferimento de duas pessoas e o desaparecimento de outras duas.

Segundo as autoridades locais, o maior número de vítimas foi registado na vila da Catumbela, nos bairros da Tata, Cambandi e Alto Mulumba, onde várias casas desabaram e outras pessoas foram arrastadas pela enxurrada que se seguiu pela noite adentro.

Segundo o administrador municipal da Catumbela, Julião de Almeida, em declarações ao Jornal de Angola, os corpos das quatro crianças já foram recuperados pelas autoridades e encontram-se na morgue local. Entretanto, buscas prosseguem em todos os bairros e nas valas de drenagem que se encontram cobertas de lama e lixo Já em Benguela, o administrador local, Carlos Guardado, disse que um cadáver do sexo masculino tinha sido encontrado na manhã de ontem numa vala no bairro da Canequetela, nos arredores da capital provincial e reafirmou que as operações de busca e salvamento iriam prosseguir.

Até ao meio-dia de ontem, 3 mortes estavam confirmadas, pela Polícia local, apenas na cidade de Benguela. Uma das vítimas era uma senhora, cujo nome não foi revelado e que ficou soterrada após a queda de um muro, no bairro 71.

Na cidade portuária do Lobito, onde pairavam os maiores a receios, devido às características específicas da circunscrição, o administrador municipal, Nelson da Conceição, disse que tinham o registo de 1 morto e 1 ferido, mas no período da tarde a Polícia confirmava o número de 3 vítimas fatais, registadas após a ocorrência de uma enxurrada oriunda das montanhas circundantes em direcção a zona baixa do chamado Bairro Africano.

Numa nota, o Governo da província de Benguela apelou aos cidadãos que vivem em zonas de riscos a prodigarem os maiores cuidados, sobretudo, durante os meses de Março e Abril, considerados meses de muita chuva, de forma a evitar que mais vidas se percam e outros danos materiais venham a ser registados. Por outro lado, o Governo avança estar a mobilizar esforços junto dos órgãos da administração pública especializados de forma a acompanhar as famílias enlutadas neste momento de luto.

Mais de sessenta mortos em 2015
De recordar que em Março de 2015, a província de Benguela regitou 62 mortes em consequências da chuva no Lobito, segundo dados da Comissão Provincial de Protecção Civil Bombeiros, em Benguela. Na altura, dentre os mortos contabilizados, 35 eram crianças.

A maioria das vítimas mortais era da Zona Alta da cidade do Lobito, onde a chuva deixou um raio de destruição sem precedentes, principalmente nos bairros Alto Acongo, Vicongo, Bela Vista e Novo.

A título de exemplo, no Bairro Novo as águas das chuvas atingiram um caudal de até 3 metros, inundando e destruindo residências, incluindo o templo duma igreja. As operações de buscas de corpos desaparecidos chegaram em pontos considerados críticos, com uma equipa de Bombeiros e nadadores-salvadores que procuravam entre lixo e lamaçal cadáveres.

Com o objectivo recolher informações mais detalhadas sobre a real situação dos sinistrados e moradores em situação de risco, a comissão multi-sectorial de assistência às vítimas iam às localidades afectadas, onde havia indícios de um número considerável de desaparecidos e casas destruídas.

Balanço de vítimas no Domingo

Até às 17 horas de ontem, Domingo, as autoridades de Beguela tinham apurado os seguintes números de vítimas e estragos causados pelas chuvas:
16 Mortos; 28 Feridos; 01 Salvamento; 39 Casas Desabadas; 93 Casas inundadas; 32 Casas e 2 escolas desabadas parcialmente; 13 Casas sem tecto; 36 Quedas de árvores; 02 Viaturas danificadas e 01 Poste Eléctrico de média tensão, sendo : Catumbela:12 Mortos e 26 feridos, 2 dos quais por descarga eléctrica. 38 casas desabadas, 93 casas inundadas, 31 casas e 2 escolas desabadas parcialmente e 15 Quedas de árvores. Benguela: 3 Mortos, 1 Ferido, 15 Quedas de árvores, 2 Viaturas danificadas, 1 casa desabada, 2 tectos desabados, 1 Poste eléctrico caído. Lobito: 1 Morto, 1Ferido, 1 Salvamento na lagoa, 1 casa desabada, 6 quedas de árvores, 11 casas sem tecto.