Ajuda dos EUA na recuperação do dinheiro angolano depende de acordo

Ajuda dos EUA na recuperação do dinheiro angolano depende de acordo

Em declarações à imprensa, após um encontro com o Presidente da República, João Lourenço, John Sullivan afirmou que a materialização dessa intenção depende da assinatura de um acordo no domínio da Justiça. Em Angola desde Sábado último, o diplomata norte-americano sublinhou que o entendimento estará alinhado com a estratégia de combate à corrupção, uma das principais “bandeiras” do mandato do Presidente João Lourenço.

“É prematuro dizer o que será feito”, sublinhou o secretário de Estado-adjunto, salientando que o Departamento de Justiça “vai trabalhar para ajudar Angola neste esforço”. Quanto ao seu encontro com o Chefe de Estado angolano, informou que teve como foco o aprofundamento das relações económicas, nomeadamente a parceria estratégica existente. Angola e EUA têm uma parceria estratégica em domínios como o da Educação, Saúde, segurança e comércio.

As trocas comerciais entre os dois países atingiram USD 3,4 biliões no final de 2017, sendo que Angola exportou produtos avaliados em USD 2,6 biliões e os Estados Unidos da América cerca de 800 milhões de dólares. Antes de Angola, o responsável norte-americano esteve na África do Sul, onde analisou com as autoridades locais a promoção do comércio, dos investimentos americanos, bem como questões relacionadas com a paz e segurança