Chineses desistem da TAP

Chineses desistem da TAP

O grupo HNA desfez- se da participação de 9,0% que detinha de forma indirecta no capital social da TAP – Air Portugal ao vender a sua subsidiária Hainan Airlines Civil Aviation Investment Ltd, informou o grupo em comunicado ao mercado. A Hainan Airlines Civil Aviation Investment Ltd, subsidiária do grupo chinês HNA, foi vendida ao fundo Global Aviation Ventures LLC e à companhia aérea brasileira Azul pela soma de 55 milhões de dólares, informou o grupo em comunicado ao mercado. A empresa era uma subsidiária controlada a 100% pela Hainan Airlines (Hong Kong) Co., por sua vez também controlada a Chineses desistem da TAP 100% pelo grupo HNA, sendo os seus activos uma participação de 20% na Atlantic Gateway, SGPS, que por sua vez detinha uma participação de 45% no capital social da TAP.

Na sequência de um processo de privatização, o consórcio Atlantic Gateway, detido maioritariamente pela transportadora aérea brasileira Azul, ficou com 45% do capital da TAP, sendo os restantes 55% divididos em 5% para os trabalhadores e 50% para o Estado português. A subsidiária do grupo chinês foi vendida em dois lotes – um de 54,55% ao fundo Global Aviation Ventures LLC por 30 milhões de dólares e um restante de 45,45% à companhia aérea Azul por 25 milhões de dólares, segundo o comunicado divulgado em Xangai.

A agência Reuters escreveu que dos 20% da Atlantic Gateway que estavam com o grupo HNA 9,09% ficam nas mãos da Azul, o que dá uma posição indirecta de 4,09% da TAP à transportadora brasileira. A outra parte, correspondente a 10,91% da Atlantic Gateway (equivalente a 4,91% da TAP) vai para David Neeelman, que assegura agora a maioria do capital do consórcio privado – Neeleman fica em 50,91%, a Azul com 9,09% e o empresário português Humberto Pedrosa com 40%. O grupo HNA tinha há menos de um mês aumentado de 12% para 20% a sua participação na Atlantic Gateway, numa altura em que já enfrentava problemas de liquidez, encontrando-se actualmente sob supervisão de um grupo de credores liderado pelo Banco de Desenvolvimento da China