BP do MPLA aprova alargamento do Comité Central

O Bureau Político (BP) do MPLA aprovou segunda-feira o alargamento do seu Comité Central (CC) e a ampliação numérica dos órgãos intermédios daquele partido. Trata-se de resoluções que deverão ser ratificadas pela 7ª sessão Ordinária do CC, a ter lugar sexta-feira (29), em Luanda.

Em reunião ordinária realizada sob a orientação do presidente do MPLA, João Lourenço, foi igualmente aprovada a metodologia geral de preparação e realização do 7.º congresso extraordinário, a ser convocado brevemente pelo CC.
Segundo o comunicado da sessão, para preencher a vaga deixada por Gabriel Hilifavali, falecido por doença em Fevereiro último, foi aprovada a indicação de Gonçalves Namweya, com base na lista de precedência.
No documento a que a Angop teve acesso nesta terça-feira, o MPLA informa que foi indicado Hortêncio Nunes Gabriel, para exercer o cargo de segundo-secretário do Comité Provincial do Zaire.
Na sessão de segunda-feira, o Bureau Político aprovou, a seu nível, a versão do futuro Código de Ética Partidária, instrumento regulador do comportamento e postura dos militantes, quadros e dirigentes do MPLA na sociedade e o relatório anual das actividades de 2018 da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Central, a serem submetidos à próxima reunião do CC.

Noutra vertente, o Bureau Político adoptou uma informação sobre o estado actual do sector da Energia e Águas no país e as perspectivas que visam concluir os principais projectos estruturantes em curso, que será objecto de reflexão na 7ª Sessão Ordinária do Comité Central, na próxima sexta-feira.