Jovem de 20 anos mata anciã de 82 anos à catanada

Jovem de 20 anos mata anciã de 82 anos à catanada

POR: João Katombela, na Huíla

Uma anciã de 82 anos de idade foi vítima da crença no feiticismo e acabou morta com golpes repetidos de catana na região do pescoço desferidos por um jovem, na comuna do Jau, município da Chibia, província da Huíla. Tudo aconteceu quando Tuamona Canhingue, a vítima, trazida pelo acusado, encontrava- se com outras pessoas que estavam a tratar de assuntos relativos ao feiticismo, em função das mortes que se registam na localidade. De acordo com o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla, Luís Filipe Zilungo, o crime aconteceu depois de a vítima ter sido acusada de feiticismo, fruto do encontro havido horas antes da sua execução.

No entanto, o inspector-chefe Luís Filipe Zilungo fez saber que o acusado já se encontra a contas com os órgãos de justiça, para ser apresentado ao Ministério Público que vai legalizar a sua prisão. “No desenrolar do dia 22.03.19, por volta das 10h, a Polícia Nacional tomou conhecimento através de queixa e deteve um cidadão de 20 anos de idade como presumível autor do crime de homicídio voluntário, com recurso a instrumento corto-perfurante (catana), na comuna do Jau, município da Chibia” disse. Segundo Luís Filipe Zilungo, a queixa foi apresentada pelos familiares da vítima ao Comando Municipal da Chibia. Depois de ter cometido o crime de homicídio, o acusado pôsse em fuga. O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla revelou que a sua detenção só foi possível depois de árduas diligências realizadas pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

“Cerca das 10 horas da manhã do dia 22 do mês em curso, o crime aconteceu quando ambos encontravam-se reunidos a tratar de questões de feitiçaria, e o acusado empunhou o referido instrumento, com o qual desferiu- lhe vários golpes, causando morte imediata”, reforçou. De acordo com os dados fornecidos pelo Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla, não existe qualquer relação de parentesco entre a vítima e o acusado, de 20 anos de idade. Já no município do Lubango, a Polícia Nacional, através de denúncia, registou um crime de homicídio com recurso a um instrumento, presumivelmente uma faca, sendo vítima o cidadão que em vida chamava-se Nelson João Sebastião, de 35 anos da idade. A Polícia está no encalço dos autores deste crime registado no bairro da Mitcha, na via pública.