Angola e BM negociam USD 1,2 mil milhões

Angola e BM negociam USD 1,2 mil milhões

Angola está a negociar um novo empréstimo do Banco Mundial (BM) de 1,2 mil milhões de dólares, com uma taxa de juros de 2,5 por cento/ano, anunciou nesta sexta-feira, em Luanda, o presidente do MPLA, João Lourenço. Ao intervir no acto de abertura da 7ª sessão ordinária do Comité Central do partido, o também Presidente da República explicou que o empréstimo será reembolsado em 30 anos.
Segundo João Lourenço, o financiamento permitirá a execução de projectos nos sectores da energia e água, bem como da protecção social.
A esse empréstimo, informou, será acrescido um outro financiamento do BM, de 1,5 mil milhões de dólares, para apoio à tesouraria angolana.
Em Angola, o Banco Mundial tem, desde 2010, uma carteira de financiamento avaliada em mil milhões, 125 milhões e 70 mil dólares norte-americanos.
O empréstimo está a dar suporte a projectos ligados aos sectores da agricultura, energia, educação, saúde e apoio institucional.
Além do Banco Mundial, Angola está a apostar em fazer recurso a financiamento de instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), com quem assinou, em 2018, um acordo de financiamento de USD 3,7 mil milhões.
O financiamento está a ser canalizado no apoio aos programas de estabilização macroeconómica e diversificação da economia.