Biocom prevê exportar mais de 8 mil metros cúbicos de etanol para a europa

Biocom prevê exportar mais de 8 mil metros cúbicos de etanol para a europa

A transacção decorre através de um contrato assinado entre a Biocom e uma das principais produtoras europeias de etanol de alta qualidade, especialmente utilizado para fins industriais, de acordo com um comunicado da empresa a que OPAÍS teve acesso. De acordo com o documento, Toda a logística da exportação está a ser preparada no terminal da Sovinhos e da Unicargas no Porto de Luanda, com o apoio dos Ministérios do Comércio e da Indústria, “de forma a garantir que o embarque ocorra dentro da normalidade, cumprindo a legislação do país e com a agilidade que o cliente precisa”, afirma o documento.

Actualmente, a companhia possui uma área plantada de 24.090 hectares de cana-de-açúcar, onde em 2018 obteve uma produção de 73 mil toneladas do produto e 17 mil metros cúbicos de etanol. Sobre o assunto, o director-geral da Biocom, Luís Gordilho, avançou que “Estamos alinhados às políticas do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (Prodesi) e temos procurado dar o nosso contributo para a melhoria do ambiente de negócios”. Já o director adjunto da empresa, Luís Bagorro, disse que o facto constitui motivo de satisfação para a empresa.“Esperamos ser a primeira de muitas outras exportações que o país irá realizar”, disse.

Biocom por dentro

Actualmente, a empresa possui uma área plantada de 24.090 hectares de cana-de-açúcar. No Ano Agrícola 2018 foram produzidas 73 mil toneladas de cana-de-açúcar e 17 mil metros cúbicos de etanol. Com um efectivo de 2.500 trabalhadores, a Biocom é a maior empresa privada do sector não petrolífero do país, participando, desta forma, no aumento do índice de emprego, dos quais 97% dos integrantes da empresa são cidadãos nacionais e que os 3% de expatriados têm o compromisso de transmitir conhecimentos para melhorar a formação técnica dos angolanos. Além dos empregos directos, a Biocom fomenta, no município de Cacuso-Malanje, milhares de empregos indirectos, criando desta forma uma verdadeira cadeia de geração de renda para várias famílias, gerando inúmeros benefícios sócio-económicos para a região.