Igreja Tocoísta em reflexão sobre o estado da saúde em Angola

Igreja Tocoísta em reflexão sobre o estado da saúde em Angola

Na abertura do encontro, o bispo desta congregação religiosa, Dom Afonso Nunes, disse que o encontro realiza-se para fazer uma análise, de forma humilde, como vai o estado da saúde em Angola, sendo a igreja que dirige uma parceira do Estado. Durante o encontro, que encerra esta tarde e reúne especialistas ligados ao sector da Saúde (médicos, enfermeiros e pessoal administrativo), o líder religioso disse que as contribuições a saírem deste simpósio vão ser remetidas ao ministério da tutela para enriquecer o Plano de Desenvolvimento Nacional(PDN) do Executivo.

No seu discurso, o bispo afirmou que depois da Educação, o sector da Saúde é o que mais dificuldades enfrenta no seu quotidiano, para dar resposta às prementes necessidades dos cidadãos que procuram os seus serviços, daí a necessidade de se fazer uma reflexão sobre o sector. Disse que a igreja enquanto parceira do Estado tem o dever moral de ajudar este na sensibilização dos cidadãos sobre o perigo que representam várias doenças que deviam ser evitadas tais como diabetes, hipertensão, doenças transmissíveis sexualmente e HIV, precocemente.

Dom Afonso Nunes disse ser necessário haver união de todos para que se consiga vencer todas as dificuldades que este sector enfrenta nos seus vários domínios. Durante o seu pronunciamento, informou que a igreja que dirige vai lançar brevemente a pedra para a construção de um hospital universitário, a ser erguido no perímetro adjacente à sede da igreja central no Golfo.

Igreja desempenha papel fundamental

Por sua sua vez, o director nacional para a ética e humanização do Ministério da Saúde(MINSA), Gervásio André Pucuta, em representação da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, depois de destacar a importância deste simpósio, afi rmou que a igreja tem um papel fundamental para a educação da sociedade, no caso particular sobre a Saúde. Durante o encontro, estão a ser abordados temas como “doenças crónicas não transmissíveis, factor de risco, a importância da sua prevenção e a importância da doação do sangue, doenças oncológicas, causas do seu surgimento, prevenção e tratamento.

O lugar da saúde pública em Angola e a sua missão real, reflexão sobre a apetência dos angolanos em buscar tratamento médico no estrangeiro, constam também no programa das actividades subdivididas em dois painéis. Esta actividade enquadra-se nas festividades dos 70 anos da descida do Espírito Santo em África, data que marca a viragem da história do africano, e especialmente do povo angolano- Está a ser realizado sob o lema “Reflectindo Sobre o Estado da Saúde em Angola”, baseado na Bíblia Sagrada ( Crónicas 7,14) e Mateus (9,12), respectivamente.