Progresso do Sambizanga e 1º de agosto reeditam ‘velho dérbi’ nos Coqueiros

Progresso do Sambizanga e 1º de agosto reeditam ‘velho dérbi’ nos Coqueiros

O Progresso do Sambizanga, 6º classificado com 28, e o 1º de Agosto, líder com 44 pontos, protagonizam hoje, às 17:00, um dos dérbis mais antigos do futebol angolano, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, num desafi o referente à 21ª jornada do Girabola Zap. Em caso de vitória no reduto dos sambilas, o 1º de Agosto, tricampeão nacional, alarga para dez a vantagem pontual ante o Petro de Luanda, segundo com 37. No embate da primeira volta, ambas as formações não passaram de um empate a zero, no ‘tapete verde’ do Estádio 11 de Novembro.

Pelo seu historial, a equipa rubro- negra sempre levou a melhor, uma vez que triunfou por 13 ocasiões, em contraste com os ‘sambilas’ que venceram apenas por três vezes. Com estes dados, advinha-se um encontro de desfecho imprevisível, mas o favoritismo recai para os militares, até porque têm um plantel superior em comparação com o do Progresso do Sambizanga.

Mas, os militares do Rio Seco estão cientes de que terão de ter uma defesa homogénea, capaz de travar os intentos dos anfitriões, que diante dos seus fervorosos adeptos não abdicam de lutar até ao fim. À imprensa, Hélder Teixeira, técnico principal do Progresso do Sambizanga, disse que um empate frente ao 1º de Agosto não seria um mau resultado, uma vez que o opositor é um ‘colosso’ do futebol africano. Por sua vez, o técnico-adjunto dos militares, disse que será que jogo complicado.