Situação actual da Caixa Social das FAA é preocupante

Situação actual da Caixa Social das FAA é preocupante

O facto foi admitido ontem, Quinta-feira, na província do Huambo, pelo chefe do Estado- Maior General das FAA, general do Exército António Egídio e Santos, na abertura da 15ª reunião de balanço e metodológica dos órgãos de pessoal e quadros da Caixa de Segurança Social. Tendo em conta esta realidade, apelou os gestores de pessoal a encararem com realismo a situação, desenvolvendo estudos concretos que permitam detectar insuficiências e combater as irregularidades existentes.

“Precisamos compreender que a actual realidade da Caixa de Segurança Social das FAA remete-nos a reflexões profundas, quanto à atribuição de pensões de sobrevivência, reforma e invalidez”, salientou. O chefe do Estado-Maior General das FAA afirmou que, tão logo sejam resolvidas as irregularidades, o grande desafio será melhorar o sistema de prestação de serviços a todos os seus utentes, eliminado, assim, as incoerências actuais. Considerou importante que os especialistas, essencialmente, os oficias dos órgãos de pessoal e quadros, se dediquem na interpretação dos dois diplomados recentemente aprovados pela Assembleia Nacional, nomeadamente a Lei 12/18 e 13/18, que surgem como instrumentos orientadores da actividade de gestão de pessoal e quadros nas FAA, desde a entrada do cidadão para o serviço militar até ao fim da carreira.

Orientou os gestores de pessoal para aplicarem a avaliação individual em todos os militares no activo, independentemente da forma de prestação de serviço, pois se destina à apreciação das qualidades e desempenho das tropas. Referiu que a nova realidade, introduzida pela directiva do Comandante em Chefe, João Lourenço, sobre a reestruturação das FAA, exige a criação de um sistema de mobilização sólido que é um dos mecanismos com o qual, em circunstâncias difíceis, se pode completar as unidades. Até sexta-feira, a 15ª reunião de balanço e metodológica dos órgãos de pessoal e quadros das FAA vai fazer o balanço, discutir e analisar as actividades desenvolvidas ao longo do ano transacto e perspectivar novas tarefas para o presente ano de instrução.