Ministro francês chega a Angola com investigação agrária na agenda

Ministro francês chega a Angola com investigação agrária na agenda

O embaixador da França em Angola, Sylvain Itté, adiantou que a visita de Didier Guillaume a Angola, estará circunscrita na assinatura de uma declaração conjunta, no sentido de ser definido o plano de acção cuja implementação esta aprazada para a partir de Maio, no quadro do acordo no sector agrícola, assinado em Março do ano passado, em Luanda. O diplomata francês no nosso país ressaltou a necessidade dos acordos serem trazidos em acções práticas para o desenvolvimento dos países. “Assinar um acordo é uma coisa. Outra, é tirá- lo do papel”, referiu o diplo-mata Sylvain Itté, lembrando que o sector da Agricultura é um dos elementos cruciais do sector primário, da estratégia do Executivo angolano de diversificação da economia.

Emmanuel Macron endereça mensagem ao homólogo angolano

Didier Guillaume poderá ser recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, a quem deve entregar uma mensagem do homólogo francês, Emmanuel Macron. A visita do ministro francês da Agricultura a Angola realiza-se a convite do homólogo angolano, Marcos Nhunga. O convite foi formulado no ano passado, aquando da visita do Chefe de Estado angolano à França, em que Marcos Nhunga integrou a referida delegação do Presidente João Lourenço.

Investimento francês em Malanje

De acordo com o programa a que tivemos acesso, no último dia da sua visita a Angola, Didier Guillaume desloca-se à província de Malanje para inteirar-se dos projectos em curso no âmbito da cooperação francesa. O Instituto Superior de Técnicas Agro-alimentares, que visa a formação de professores da área, e a escola Eiffel, uma das quatro instituições do género financiadas pela petrolífera francesa Total, fazem parte da agenda do dirigente francês. Por ultimo, Guillaume visitará a fazenda agrícola do Grupo Castle, que faz um investimento avaliado em 40 milhões de dólares para a produção de milho com vista ao fabrico de cerveja. A Castle é a produtora da cerveja Cuca.