Mitos, verdades e desafios sobre autismo abordados em conferência

No âmbito do dia Mundial da Conscientização do Autismo, 02 de Abril, a organização EKANDAAssociação Mundo Azul sem fins lucrativos, para apoio às famílias e crianças com Autismo, vai realizar na Terçafeira, uma conferência sobre o autismo.

O evento previsto a ter início as 08h30, no hotel HCTA– Talatona, segundo uma nota de imprensa enviada à redacção de OPAÍS, é o primeiro a abordar questões sobre a perturbação do espectro do Autismo: mitos, verdades e desafios. Esta actividade tem como objectivo a desmistificação da pré-concepção social sobre o autismo, como condição de incompetência, para ajudar na aceitação familiar, incentivar os pais a não terem vergonha dos filhos, elevar a auto-estima e a confiança das famílias.

O “Coração Azul” é um projecto social privado, vocacionado para desenvolver actividades “lúdico-terapêuticas” em crianças e jovens com autismo e apoiar famílias e cuidadores, em particular as mães. Embora seja um projecto privado, o “Coração Azul” tem dado apoio às famílias que o procuram. Elas recebem apoio emocional, informação, participam em reuniões e são aconselhadas sobre as dietas para a criança autista.

O objectivo do “Coração Azul” é ajudar as pessoas com autismo a ter uma vida saudável, estimulando-as com actividades e terapias, assim como mostrar que uma boa escola e assistência capacitada pode mudar a situação de uma criança com autismo. Com apenas dois anos de existência, o projecto trabalha com 15 crianças com autismo que, diariamente, são acompanhadas por cinco profissionais qualificados.

leave a reply