Movimento de intervenção urbana aposta no resgate de valores através da arte e cultura na rua

Movimento de intervenção urbana aposta no resgate de valores através da arte e cultura na rua

A empresa Dolado B, os criadores do mercado de gastronomia ‘AxiLuanda’, o Gabinete de Arquitectura e Gestão de Projectos e o Restaurante bar Chill Out lançaram Sexta-feira, em Luanda, o ‘Naxixi Project’, um evento de confraternização que visa unir os ‘caluandas’ através da Cultura nas ruas. O evento nasce da perspectiva de tornar Luanda numa cidade mais bela e pitoresca.

Nesta primeira edição, segundo os mentores do projecto, pretende-se resgatar memórias do “coração” da cidade de Luanda através da arte. Memórias de quem viveu, trabalhou, ou passou apenas pelo Kinaxixi no seu tempo de puro esplendor. O evento ser viu, igualmente para conviver e partilhar experiências em saudação à cidade capital. Lay Van-Dúnem, integrante do projecto, disse na ocasião, que a iniciativa visa tornar Luanda um lugar atractivo para que as pessoas que nela queiram estar, quer pela sua beleza quer pela sua história.

“É muito desafiante, está dada a largada e o objectivo é dar continuidade e chegar a outros pontos da cidade. Estão todos convidados a fazer parte da “Rua em Festa”, disse Lay Van-Dúnem, acrescentando que o referido evento pretende unir gerações, pais, filhos, avós, netos num ambiente de grande convívio. Para as próximas edições, a coordenação do projecto promete festa nas ruas de Luanda, com a presença dos caluandas para celebrar as nossas raízes, vivências e história. No primeiro dia desta actividade, foi inaugurado um espaço requalificado em que participaram vários artistas que cantaram, esculpiram e pintaram.