Preço do barril de petróleo sobe e ultrapassa previsão do OGe

Preço do barril de petróleo sobe e ultrapassa previsão do OGe

Depois da crise que se registou em 2014, com o preço do barril de petróleo a baixar até aos 30 dólares, o crude dá sinais visíveis de retoma. Esta semana, por exemplo, o barril foi comercializado, no mercado internacional a 69 dólares e 37 cêntimos. A programação do Orçamento Geral do Estado para 2019 tem como preço de referência para o petróleo 68 dólares.

Em Março deste ano, o preço do Brent chegou a ser comercializado por 64, 66, e agora, na primeira semana de Abril, chegou aos 68 dólares, valor mais alto desde 2014. No início de Fevereiro, depois de longas semanas sem ultrapassar a barreira dos 60 dólares, o barril de petróleo do tipo Brent, referência para as exportações de Angola, ultrapassou os 64 dólares.

A crise política na Venezuela, que motivou a redução da produção naquele país da América Latina, é apontada como uma das razões para a subida do preço do Brent, referência para as exportações de Angola.

Previsões mais optimistas admitem que o preço do petróleo pode chegar, ainda este ano, aos 100 dólares. Os menos optimistas são de opinião que vai rondar os 70 dólares, avançando mesmo que não é do interesse dos Estados Unidos que o preço ultrapasse os 70 dólares. Em Janeiro último, o ministro de Estado da Coordenação Económica e do Desenvolvimento Social, Manuel Nunes Júnior, admitiu a revisão do Orçamento Geral do Estado já em execução.

O posicionamento do governante esteve relacionado com a descida do preço do barril de petróleo, naquela altura, no mercado internacional comparativamente ao fixado no OGE. No entanto, o produto continua volátil, tanto pode subir, como pode baixar, dependendo da oferta do mercado.

No último dia de 2018, os preços do petróleo avançaram com sinais positivos no que toca à comercialização da matéria-prima.

O WTI ganhou 0,08 dólar para se estabelecer em 45,41 dólares por barril, enquanto o Brent subiu 0,59 dólar para fechar em 53,80 dólares o barril. Em Dezembro, quando os membros do cartel decidiram cortar na produção, o barril de crude estava a ser comercializado a 59 dólares.