690 mortes entre 1.089 pessoas infectadas com ébola desde Agosto na RDC

690 mortes entre 1.089 pessoas infectadas com ébola desde Agosto na RDC

A epidemia de Ébola no nordeste da República Democrática do Congo (RDC) provocou 690 mortos desde 01 de Agosto de 2018 e contagiou 1.100 pessoas até à passada terça-feira, indicou ontem o Ministério da Saúde congolês.Entre o total de vítimas mortais, 624 foram confirmadas laboratorialmente como tendo sido causadas pelo vírus, enquanto o Ministério da Saúde da RDC, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS), considerou que 66 eram prováveis.
O contágio alargou-se a 1.100 pessoas, 1.034 com confirmação de infeção com o vírus Ébola e 66 prováveis.
Desde 31 de Março até à última terça-feira, registaram-se mais 11 mortes e igual número de casos de contaminação.
Quanto a pessoas curadas desde que a epidemia foi decretada, em 01 de Agosto de 2018, mais sete foram dadas como restabelecidas entre 31 de março e 02 de Abril.
Esta epidemia de Ébola, que se transmite através de fluidos corporais infetados e que provoca febre hemorrágica, foi constatada em Mangina, na província de Kivu Norte.
O Ministério da Saúde da RDCongo admitiu que a epidemia de Ébola é já a maior da história do país relativamente ao número de contágios.
A RDC foi atingida nove vezes pelo Ébola, depois da primeira aparição do vírus naquele país africano, em 1976.
É a primeira vez que uma epidemia de Ébola é declarada numa zona de conflito, onde existe uma centena de grupos armados, o que leva à deslocação contínua de centenas de milhares de pessoas que podem ter estado em contacto com o vírus e a dificuldades na resposta das organizações de socorro à doença.