1º de Agosto bate Petro e garante passe às “meias” da AfroLiga

1º de Agosto bate Petro e garante passe às “meias” da AfroLiga

O 1º de Agosto apurou- se ontem, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, para as meias-finais da 1ª edição da AfroLiga de basquetebol sénior masculina. Ontem, os militares venceram, por 74-57, o Petro de Luanda, em jogo referente à 2ª mão dos quartos-de-final da maior prova de clubes africanos. Apesar da vantagem de 13 pontos que trazia do primeiro desafio, a equipa central das Forças Armadas Angolanas entrou em campo determinada em não facilitar a vida do seu arqui-rival.

Aliás, a formação petrolífera esteve nos primeiros dez minutos, ou seja, no quarto inicial irreconhecível. Deste modo, os comandados do treinador militar Paulo Macedo estavam concentrados e conseguiam fazer lançamentos sem oposição, tendo vencido, por 23- 13, o primeiro período. No segundo, os pupilos de Lazaré Adingono melhoraram em quase todos os aspectos, mas insuficiente para parar Quezada e Felizardo Ambrósio, ambos estavam com as mãos quente. Ao Intervalo, o 1ºde Agosto, campeão nacional, vencia, por 46-31. No reatamento da partida, a equipa militar não abrandou a marcha, quer dizer, manteve o ritmo acelerado, e os tricolores não conseguiam reagir.

Uma defesa agressiva que obrigava os jogadores do Eixo-Viário a forçar os lançamentos, permitiu à turma do Rio Seco a terminar o terceiro período a vencer (57- 38). De realçar, que neste quarto o Petro apontou apenas sete pontos contra 21 do “pri”. No último período, Leonel Paulo e companheiros pareciam que tinham desaprendido o ABC da “bola ao cesto” e só deu Quezada e Islando Manuel até ao fim dos quarenta minutos regulamentares. No final do jogo, o poste do 1º de Agosto Felizardo Ambrósio disse que a vitória é fruto do trabalho. Por sua vez, o extremo do Petro Carlos Morais aconselhou o grupo a não baixar os braços.