Presidente da República regressa a Luanda

Presidente da República regressa a Luanda

No Aeroporto Internacional 4 Fevereiro, João Lourenço, acompanhado pela primeira dama Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas do vice-presidente da República, Bornito de Sousa, do presidente do Tribunal Constitucional, Manuel Aragão, da primeira-vice- presidente da Assembleia Nacional, Carlota Dias, de auxiliares do Poder Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.

João Lourenço, que esteve na Rússia a convite do seu homólogo Vladimir Putin, discursou na “Duma” (parlamento), incentivou os empresários russos a investirem em Angola e esteve presente no Fórum Empresarial Rússia-Angola, que teve como objectivo principal captar investimentos para o país nos sectores da indústria de diamantes, agricultura, pescas, formação de quadros, entre outros. O Chefe de Estado angolano condecorou o Presidente Vladimir Putin com a Ordem Agostinho Neto, após um encontro de trabalho entre as duas entidades no Kremilin.

Testemunhou, com o homólogo russo, a assinatura de novos acordos de cooperação nos diferentes domínios da vida dos dois países, no quadro do reforço da cooperação bilateral. No último dia da sua visita, João Lourenço encontrou-se com estudantes angolanos da Universidade de Amizade e Solidariedade com os Povos.

A cooperação Angola e Rússia conheceu o seu ponto alto em 1976, altura em que os dois países assinaram o Tratado de Amizade e Cooperação. De 1976 até ao momento, as relações entre os dois países passaram por diferentes etapas de cooperação, sendo actualmente mais significativas nos sectores da Energia, Geologia e Minas, Ensino Superior, Defesa, Interior, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pescas, Transportes, Finanças e Banca.