Primeira-dama reúne-se com esposas de governadores

A primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, realiza hoje e amanhã, no Memorial A. A. Neto, um encontro com as esposas dos governadores provinciais e os directores provinciais da Saúde, para apresentar o plano operacional para a prevenção da transmissão do VI H de mãe para filho

A Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, realiza hoje e amanhã, no Memorial A.A. Neto, um encontro com as esposas dos governadores provinciais e os directores provinciais de Saúde para a apresentação do plano operacional para a prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho. O encontro surge em função do que se pretende alcançar na campanha “Nascer Livre Para Brilhar”, cujo objectivo final é acabar com a transmissão do VIH de mãe para filho.

Para o dia de hoje, por exemplo, os participantes receberão explicações sobre os principais conceitos e estratégias da campanha, sobre as linhas de força do plano operacional para acabar com o VIH pediátrico. Já no segundo dia do evento, Sexta-feira, 12, está prevista uma visita guiada às instalações do laboratório de biologia molecular do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA (INLS), ao Hospital Geral Cajueiros, no município do Cazenga, e à Maternidade Lucrécia Paim. Para o alcance das metas da campanha “Nascer Livre Para Brilhar”, que visa acabar com o VIH pediátrico, a Primeira-dama conta com o plano operacional para a prevenção da transmissão do vírus de mãe para filho, a ser implementado durante o triénio 2019 – 2021, cuja apresentação pública será feita no encontro pelo Ministério da Saúde.

O plano operacional para a prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho contém as directrizes para que cada uma das 18 províncias torne possível a realização dos objectivos da campanha, por meio de acções de comunicação que ajudem a combater o estigma e a discriminação, considerados como os principais factores que fazem com que as mulheres grávidas deixem de aceder aos serviços de saúde durante a gestação. A campanha “Nascer Livre Para Brilhar” em Angola é de iniciativa da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, com o apoio do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA.

error: Content is protected !!