Cidade do Cairo acolhe sorteio do CAN 2019

Cidade do Cairo acolhe sorteio do CAN 2019

A cidade do Cairo, Egipto, palco de uma das séries do CAN 2019, acolhe hoje o sorteio da festa do desporto rei no continente berço. Na terra dos Faraós, também sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), os artistas da bola vão desfilar nos relvados de 21 de Junho a 19 de Julho próximos. Nesta edição, ao contrário dos anos anteriores, o Campeonato Africano será disputado em trinta dias. Por esta razão, vinte e quatro selecções estão apuradas, deixando cair por terra o modelo das dezasseis equipas. De acordo com os regulamentos do órgão que rege a modalidade no continente, as formações estarão divididas em seis grupos de quatro selecções.

Para além da cidade do Cairo, Suez, Alexandria, Ismailia e Port Said também vão acolher jogos do CAN 2019. Na magna sala da CAF estarão dirigentes das vinte e quatro selecções e antigas estrelas do futebol africano. Pela riqueza da sua história, os convidados vão ser “brindados” com vários momentos culturais ao longo da cerimónia. As Pirâmides, o rio Nilo, a Biblioteca de Alexandria, o Museu do Cairo e outros monumentos são pontos de atracção de turistas de todas as partes do mundo.

Por isso, o Comité Organizador do CAN prevê arrecadar muitas receitas com a festa do desporto rei em solo egípcio. Com o abrandamento da crise política, o turismo voltou a ocupar o seu lugar na economia do Egipto, segundo dados do Ministério do Turismo. O Egipto é o país africano com mais conquistas no CAN, ou seja, venceu em 1957, 1958, 1986, 1998, 2006, 2008 e 2010. Em 2017, no Gabão, perdeu a final com os Camarões por 2-1, porém, em casa quer repetir a proeza do ano 2006. O CAN inicialmente seria disputado nos Camarões, mas por razões políticas e atraso nas obras a CAF o atribuiu ao país dos Faraós.