Crianças desfavorecidas exibem talentos em workshops de Arte e Cultura

Crianças desfavorecidas exibem talentos em workshops de Arte e Cultura

A mostra é realizada no âmbito do projecto social Clube da Criança, a iniciativa visa promover o conhecimento, a criatividade e o interesse artístico entre crianças e adolescentes. No espaço, as crianças dos 7 aos 18 anos de idade, de lares de acolhimentos de Luanda, deslocam-se para visitar e interagir com artistas plásticos, fazendo fluir no seu imaginário o talento para a pintura. Os trabalhos têm “estória” e mesmo que não sejam decifrados à primeira vista, basta uma breve conversa com os seus autores para perceber do que se trata. Foi assim nos dias 30 e 31 de Março, em que 60 crianças do lar Dom Bosco tiveram a oportunidade de manifestar nas telas os seus sonhos e a sua história de vida.

A actividade começou por uma visita pela exposição patente na galeria, onde constam 13 obras de arte em homenagem ao artista plástico Mestre Kapela. O momento serviu de inspiração para as crianças, que não tiveram receio de mostrar a sua habilidade artística. “Eu sempre gostei de desenhar caricaturas e aprendi com o meu pai, que já não está em vida”, diz João Pedro Fino, de 11 anos de idade, eleito pelos amigos como o melhor desenhista do grupo. “Procurei representar a mistura de cores que vi numa das telas e ao mesmo tempo colocar a minha identidade no desenho”, disse António Vezo. E é do futuro que a pequena Ilda Cassoma, de 9 anos, fala com bastante certeza.

“O meu irmão mais velho é que me ensina a pintar. Quando crescer quero ser desenhista como ele” revelou. Eduardo Vueza, artista plástico, escolhido para orientar os meninos, referiu a arte como factor fundamental para a formação do indivíduo. Para ele a arte é muito importante para o desenvolvimento das crianças, por ser uma forma de expressão. Até ao fim do ano, um total de 22 workshops irão decorrer nos últimos fins-de- semanas de cada mês, com inclusão de 11 lares de acolhimento e mais de 300 crianças. Nos dias 27 e 28 de Abril será a vez das crianças do lar de acolhimento Nazaré visitarem o Espaço Luanda Arte e terem um fim-de-semana diferente.