Nova Energia reúne “elenco de luxo” para cantar Ruy Mingas

Todos eles já deram mostras de serem bons intérpretes, com qualidade vocal apurada. A Nova Energia, produtora responsável pelo projecto “Show do Mês”, desafia-os a interpretar Ruy Mingas, na presença do próprio

O segundo concerto da VI temporada do projecto musical Show do Mês leva, no dia 27, ao palco do Centro de Conferências de Belas, numa única noite, o concerto “Cantar Ruy Mingas”, com um leque de renomados artistas, ao que a crítica considera um “elenco de luxo”. Homenagear o artista, uma das maiores vozes da música angolana, é o mote de mais uma edição desde projecto musical, que visa valorizar a música e o músico angolano, dar oportunidade aos artistas da vanguarda, assim como aos novos talentos sem espaço para se mostrarem.

Assim, a viagem pela música e pela poesia deste ilustre “senhor da música”, estará a cargo de Kizua Gourgel, Daniel Nascimento, Sandra Cordeiro, Edzila, Dodó Miranda; José Kafala, Carlitos Vieira Dias, Os Lyrikhus, Gari Sinedima e Toty Sa’Med. Quanto ao repertório, girará em torno de clássicos como “Meninos do Huambo”, “Adeus a hora da partida”, “Morro da Maianga”, “Makesu”, “Kolonial”, “Birin Birin” e tantas outras que preenchem a panóplia musical deste expoente do music hall nacional.

Organização

Membro da organização do Show do Mês, Nelson Cantos, explicou que o concerto especial “Cantar Ruy Mingas” vai acontecer excepcionalmente no Centro de Conferências de Belas, em função da procura por um ingresso ao espectáculo. Ele disse que a sala do Royal Plaza, onde são realizados os concertos habitualmente, é pequena para a procura de ingressos. E para que não haja necessidade de realizar-se dois ou mais espectáculos, pois pretende-se reunir o maior número de admiradores do canto de Ruy Mingas. Quanto a banda, o porta-voz da organização realçou que não fugirá da habitual do Show do Mês, podendo aumentar com mais um ou dois instrumentistas, dependendo da solicitação dos artistas, mas a base será praticamente a mesma. Relativamente à escolha dos intérpretes, Nelson Cantos disse que são músicos que desde que se iniciaram nas lides musicais têm em Ruy Mingas como uma grande influência, e estar a dividir o palco com tão ilustre figura é o concretizar de sonhos.

O homenageado

Ruy Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas é actualmente deputado à Assembleia Nacional pelo grupo parlamentar do MPLA. Ainda ao nível da política, já foi ministro da Juventude e Desportos e embaixador de Angola em Portugal. Todavia, é na cultura, com destaque para música, onde teve maior notoriedade, tendo, entre outros méritos, musicado o hino da República de Angola (Angola Avante), compositada pelo escritor Manuel Rui Monteiro. É também originário de uma família ligada às artes, com expoentes quer na música assim como na arquitectura.

error: Content is protected !!