O saldo da balança comercial referente ao mês de Janeiro apurou um défice de 385,54 milhões USD

O saldo da balança comercial referente ao mês de Janeiro apurou um défice de 385,54 milhões USD

Espaço Angola Contas Externas

•O saldo da balança comercial referente ao mês de Janeiro apurou um défice de 385,54 milhões USD. O nível representa uma deterioração face ao superavit de 1.550,34 milhões USD do mês anterior e reflecte a moderação nas exportações (-0,3%) e o aumento significativo das importações (+171,5%), com efeitos sobre as Reservas Internacionais.

Mercado monetário

•A base monetária em moeda nacional registou uma redução homóloga de 6,3%, em Março. O desempenho poderá reflectir as medidas restritivas de política monetária do BNA, com efeitos sobre a desaceleração dos níveis de preços e na moderação do crescimento da economia.

• As Reservas Internacionais Líquidas situaram-se em 10,3 mil milhões USD, em Março. O montante representa uma redução mensal de 1,4%, o que poderá reflectir a diminuição nas exportações de petróleo, com efeitos sobre a estabilidade macroeconómica do país.

Economia Real

• A produção petrolífera referente ao mês de Março fixouse em 1,454 milhões de barris/ dia. O nível representa um aumento de 7 mil barris/dia face ao período anterior e poderá contribuir no aumento da arrecadação de divisas e receitas fiscais para o país, com impactos no crescimento da economia.

Espaço Internacional

china •A economia deverá crescer 6,3% em 2019, uma desaceleração de 0,3 p.p. face ao ano anterior. A estimativa do FMI representa uma revisão em alta, de 0,1 p.p. face às estimativas de Janeiro, reflexos do aumento de estímulos fiscais, com efeitos sobre o crescimento mundial.

Mundo • A taxa de crescimento económico para 2019 deverá situarse em 3,3%. Os dados constam no World Economic Outlook do FMI, de Abril, e representa uma revisão em baixa de 0,2 p.p. em relação às estimativas de Janeiro, o que poderá impactar na procura petrolífera.

EUA • A taxa de crescimento económica poderá situar-se em 2,3% em 2019. A estimativa do FMI representa uma revisão em baixa, em 0,2 p.p., tal como uma desaceleração de 0,6 p.p. face ao ano anterior, devido a retirada dos estímulos fiscais, com impactos sobre a procura de petróleo.

• As encomendas de fábrica reduziram 0,5% em Fevereiro. O registo representa a menor encomenda de máquinas, equipamentos de transporte e produtos electrónicos, que poderá reflectir a tensão comercial internacional e a moderação do crescimento económico mundial.