Segundo a directora da segunda região tributária, com sede em Malanje, Leonor Costa, que falava recentemente ao grupo de deputados do MPLA, o valor ultrapassou as expectativas, pois a previsão era arrecadar apenas 471 milhões de kwanzas.
Os parlamentares visitaram a Delegação de Finanças de Malanje, onde receberam informações do seu delegado provincial das Finanças, Carlos Frederico, sobre o plano em curso de expansão do portal do munícipe nos 14 municípios da província, bem como da criação de mecanismos que permitam o cidadão pagar os impostos a partir de qualquer sede municipal. Segundo o responsável, actualmente o portal está já instalado nos municípios de Malanje, Cangandala, Cacuso e Calandula, numa primeira fase, prevendo- se atingir gradualmente as demais municipalidades.
O porta-voz da delegação parlamentar, deputado António Evaristo Capunga, disse ter constatado a insufi ciência de quadros e técnicos tributários nas instituições visitadas. A visita dos deputados visou avaliar o grau de funcionamento das referidas instituições, no quadro da sua acção fi scalizadora.