Angola e Cuba analisam dívida em Luanda

Angola e Cuba analisam dívida em Luanda

Chega na manhã desta Segunda-feira a Luanda, para a uma visita de trabalho de três dias, o vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz. O Vice-Presidente do Conselho de Ministro da República de Cuba vem a Luanda na qualidade de e co-presidente da Comissão Intergovernamental Angola-Cuba, para co-presidir a Reunião da XIV Sessão da referida Comissão, que decorrerá de Segunda a Quarta- feira, isto é 15 a 17 de Abril, no Salão Nobre Paulo Teixeira Jorge, no edifício-sede do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimónia de abertura da XIV sessão da Comissão Intergovernamental está agendada para às 11h45 e, pela parte angolana será co-presidida pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Manuel dos Santos e Silva Cardoso. Durante três dias, os grupos técnicos de trabalho de Angola e de Cuba irão proceder ao balanço dos compromissos assumidos durante a XIII Sessão da Comissão Intergovernamental, dos quais se destacam a renegociação e assinatura do Acordo de Usufruto Recíproco de Imóveis e a revisão sectorial dos acordos de cooperação entre os dois países.

A avaliação da dívida da República de Angola para com a República de Cuba; a estrutura e o mecanismo de funcionamento do secretariado execuivo, assim como o papel da Agência de cooperação “ANTEX”. No último dia de trabalhos, os co-presidentes da referida comissão intergovernamental irão assinar, em nome dos respectivos países, o Processo Verbal, que vincula Angola e Cuba aos compromissos que vêm sendo assumidos ao longo desses anos, desde a criação dessa plataforma de negociação político-diplomática e científico-técnico e comercial.

Antes da cerimónia de abertura da XIV Sessão da Comissão Intergovernamental, o vice-presidente do Conselho de Ministro da República de Cuba vai reunir-se, às 11 horas e 15 minutos de Segundafeira, dia 15 de Abril, com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto. Cerca de dez minutos mais tarde, o vice-presidente Ricardo Cabrisas Ruiz deverá manter um encontro com o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola, Frederico Manuel dos Santos e Silva Cardoso.

Durante a sua estada em Angola, a segunda autoridade da hierarquia governativa de Cuba tem agendado emcontros de trabalho, às 9 horas de Terça-feira, dia 16, com a Secretária de Estado para as Finanças e Tesouro, Vera Daves de Sousa, e às 09 horas 45 minutos, com o secretário de Estado do Planeamento, Manuel Neto da Costa.

Angola e Cuba mantêm relações político-diplomáticas históricas de longa data, e as relações de cooperação circunscrevem-se em vários domínios, como o militar, defesa e segurança, saúde, educação e ensino superior, petróleo e indústria. O Vice-presidente do Conselho de Ministros da República de Cuba deverá regressar ao seu país na noite de Quinta-feira, dia 18 de Abril do ano em curso.-