Iº Fórum Empresarial de Liderança mineira acontece em Junho

O objectivo do fórum é avaliar o contexto da indústria mineira e inferir sobre os desafios enfrentados pelos gestores para manter empresas viáveis e sustentáveis no país

Especialistas do sector mineiro vão juntar- se no mês de Junho próximo no Iº Fórum “Empresarial de Liderança Mineira” para analisar, entre outros aspectos, o estado actual do sector no país. A decorrer sob lema “o desafio de liderar empresas mineiras no presente e futuro do Sector Mineiro em Angola”, o fórum decorre num programa específico da empresa Bumbar Mining, designado “Mining Up”, e vai juntar na sua primeira edição um total de 150 participantes, entre responsáveis do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, empresas quer públicas quer privadas de exploração mineira, diamantíferas, petrolíferas e outros.

Em entrevista a OPAÍS, o administrador da Bumbar Mining, Sebastião Panzo, adiantou que o fórum surge para dar resposta a uma razão de contexto, uma vez que no país não existe uma plataforma de promoção e reflexão sobre questões mineiras. Segundo o responsável, o tema “o desafio de liderar empresas mineiras no presente e futuro do Sector Mineiro em Angola” vai permitir também a troca de experiências entre vários especialistas do sector e suas expectativas para tornar a indústria mineira dinâmica e sustentável .

“Pretendese com o fórum avaliar o contexto da indústria mineira local e inferir sobre os desafios enfrentados pelos gestores para manter empresas viáveis e sustentáveis em Angola”, precisou. Por outro lado, pretendem também reconhecer o esforço do Governo no fomento da actividade mineira, bem como o compromisso de empresários, empreendedores e investidores que acreditam no progresso do sector Mineiro angolano.

Outro propósito da organização passa por construir consensos sobre as melhores vias para se vencerem os desafios enfrentados pelo sector mineiro e também aprender sobre a experiência de outras nações e empresas internacionais do sector através do networking. A ideia da organização, como referiu o responsável, é dar continuidade às questões do sector no país através da realização de fóruns, workshops e seminários. Serão abordados temas como “Tendências mundiais do Sector Mineiro”, “ Cobertura jornalística mineira, à luz do Plano de Desenvolvimento Nacional pelos Mídias Nacionais” e “Mesa Redonda – O desafios de liderar empresas mineiras no presente e futuro”.

O Executivo tem trabalhado na prospecção e exploração de diversos recursos minerais para que o sector das minas tenha maior peso no Orçamento Geral do Estado (OGE), numa altura em que as projecções apontam para um crescimento de 4,4 % para o sector. O ministério almeja que os recursos minerais, como diamantes, rochas ornamentais, ferro, ouro, fosfato e outros minérios sirvam como meio para alavancar a diversificação da economia nacional, aumentar a produção e assim diminuir as importações