“Minha Terra” vai facilitar acesso ao micro crédito

O Programa Nacional de emissão de títulos a favor de camponeses, denominado “Minha Terra”, a ser lançado dentro de 15 dias no município do Cachiungo, província do Huambo, vai facilitar o acesso ao crédito, para o fomento da produção agrícola

A informação foi prestada recentemente, no município do Cachiungo, pelo secretário de Estado para Ordenamento do Território, Manuel Marques de Almeida Pimentel, à frente de uma delegação multi-sectorial que constatou as condições para o lançamento do programa.

Explicou que o mesmo visa atribuir título de reconhecimento das delimitações das terras das comunidades rurais, cooperativas e associações de camponeses, habilitando-os a aceder a créditos bancários, para o fomento da produção e produtividade agrícola.

Referiu que o título vai igualmente proteger as terras dos camponeses, sendo que para o efeito, as equipas multisectorial estão a desdobra-se em todas as províncias do país para catalogar as cooperativas benefi ciárias do programa. No município do Cachiungo estão já registadas 26 cooperativas e 50 associações, que produzem em grande escala o milho, feijão, batata rena e doce, ananás e hortícolas diversas.

A cooperativa “11 de Outubro”, que possui 267 hectares de terra, vai albergar o acto nacional de lançamento do programa, dentro de 15 dias. A emissão dos títulos de terra para os camponeses corresponde a um desejo que o Presidente da República, João Lourenço, havia manifestado em Outubro último, na província do Huambo, aquando da abertura do ano agrícola 2018/2019.

error: Content is protected !!