Artistas reivindicam espaços para promoção da arte

Artistas reivindicam espaços para promoção da arte

Em declarações à ANGOP, a propósito do 15 de Abril, Dia Mundial do Desenhista, os criadores afirmaram que essa carência desencoraja a criação e divulgação dos trabalhos artísticos, afastando os criadores do público. Segundo o cartoonista Nelson Kissoka, é necessário que o Estado e os empresários se engajem na criação de novos espaços, sublinhando que os criadores têm ainda muitas dificuldades nesse sentido. “Precisamos de espaços e um maior apoio, pois a sociedade ainda não dá tanto valor à arte, com excepção da música.

Temos dificuldades na aquisição de materiais para a realização de trabalhos de desenho e não só”, afirmou. Por sua vez, o Cartoonista Júlio Pinto disse haver muitas iniciativas de desenho no país, mas poucas actividades de grande vulto para permitir que os artistas divulguem as suas iniciativas. O artista realçou que a prática do desenho, uma das formas de comunicação dos vários aspectos da comunidade, deve ser incentivada, para o bem da sociedade. No seu entender, os desenhistas tem o dever de retratar os assuntos da realidade nacional, com destaque para os culturais e sociais, visto que só desta forma irão transmitir os ricos valores do mosaico cultural angolano e alertar para sã convivência humana.

O secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), António Tomás Ana “Etona”, ressaltou a necessidade que a sociedade tem de prestar uma maior atenção aos artistas, uma vez que só desta forma poderá respeitar e divulgar a cultura nacional. O Dia Mundial do Desenhista, comemora-se a 15 de Abril, em homenagem e reconhecimento ao grande mestre Da Vinci, nascido neste dia, em 1452. Um desenhista é um artista gráfico especializado em melhorar a escrita, providenciando uma representação gráfica  que corresponda ao conteúdo do texto associado.